quinta-feira, janeiro 25, 2007

Ambiente na AR

Ouvi uma parte significativa do debate mensal na Assembleia da Republica, que politiquices à parte (ou maniqueísmos partidários como um deputado chamou) foi muito interessante.
Fiquei com algumas ideias.

A primeira é a sensação de que temos um Ministro do Ambiente ausente (se não fosse saber que está muito bem assessorado por um secretário de estado competentíssimo e insuspeito nas questões ambientais diria que estavamos desgraçados).

A segunda é a certeza de que este governo transportou as questões ambientais definitivamente para o patamar económico. Será bom, será mau? Pelo menos assusta.

Veja a lista das medidas anunciadas aqui no Publico de hoje.

Achei muito interessante o PM ter dito que as alterações climáticas / aquecimento global são uma oportunidade para o país. Eu acho que é apenas mais um pretexto, mas enfim. É que nesta contabilidade do deve e haver, existem valores cuja valorização económica, apesar de necessária, não é fácil.

PS. Começou ontem o Forum Económico Mundial 2007 que tem como um dos temas quentes, precisamente o aquecimento global e as alterações climáticas (procura mais aqui). Coincidências? Não. É a necessidade (por ex. na Europa o aumento da temperatura está a destruir a indústria do turismo de inverno).

Sem comentários: