terça-feira, janeiro 16, 2007

Oxalis pes-caprae L.

Esta pequena planta é uma bem sucedida invasora! Podemos vê-la praticamente por todo o lado, nomeadamente espaços e incultos agrícolas, formando densos tapetes verdes, polvilhados de belas flores amarelas que criam um impacto visual de grande beleza.



São plantas bolbosas (geófitos), pelo que a sua presença se torna evidente a partir de Dezembro, florindo continuamente até meados de Maio.



É uma planta, originária da África do Sul, de introdução bastante antiga (talvez para ornamentação de jardins) que produz inúmeros bolbilhos, que se fragmentam e que constituem o principal meio de dispersão da planta. Estes bolbilhos são dispersos quer por acção mecânica provocada por máquinas agrícolas, quer por acção de roedores.



Apesar de muito visitadas por insectos polinizadores, eu pessoalmente, nunca vi indicios de reprodução sexuada.



As plantas da família contêm grandes concentrações de ácido oxálico o que lhes confere um sabor amargo/azedo muito apreciado. A designação do género Oxalis deriva do grego OXIS - ácido.


Os miúdos, e julgo que a maioria já experimentou, chupam os pecíolos das folhas deliciando-se com a acidez do suco. Refira-se que em grandes quantidades pode provocar toxicidade.


Para saber mais:

  • Centro de plantas invasoras da Univ. Coimbra - aqui

  • Plantas da África do Sul - aqui

Sem comentários: