Para mim será sempre a Pedra Furada. A minha primeira saída de campo, no primeiro ano do curso de Biologia, guiado pelo Prof. Fernando Catarino, ficou-me gravada na memória de forma indelével. Esta e as outras que se seguiram.
Em mais nenhum lugar as pedras e as plantas se relacionam de forma tão "sensual".
Em todo o caso é uma pena o estado actual do sitio, com lixo e entulhos despejados nas duas entradas principais, que impedem um acesso seguro e confortável ao local. E este merece.
A região entre Pêro Pinheiro, Granja dos Serrões , Maceira, Pedra Furada e Negrais é uma zona de elevado valor patrimonial, geológico e ambiental, em que se podem observar formações rochosas muito curiosas, esculpidas pelo tempo e pela erosão causada pelos agentes atmosféricos (lapiás). É também importante pelo valor comercial das rochas ornamentais aí extraídas.
O campo de Lapiás da Granja dos Serrões é um geomonumento, classificado.
Observe com atenção as espécies que ocupam as rochas, nas diferentes faces e exposições. Há uma surpresa em cada recanto. Nesta altura do ano, floresce a Hyacinthoides hispanica, no solo, em fissuras e depressões nos blocos. A flora rupícola, de pteridófitos e briófitos é riquissima.
Granja dos Serrões karren field [Sintra] - GCHJ8R
http://centro-geologia.fc.ul.pt/actividades/calcarios_cretacicos_de_negrais-pedra_furada.htm
Sem comentários:
Enviar um comentário