quarta-feira, fevereiro 21, 2007

Granja dos Serrões

Para mim será sempre a Pedra Furada. A minha primeira saída de campo, no primeiro ano do curso de Biologia, guiado pelo Prof. Fernando Catarino, ficou-me gravada na memória de forma indelével. Esta e as outras que se seguiram.

Em mais nenhum lugar as pedras e as plantas se relacionam de forma tão "sensual".



Em todo o caso é uma pena o estado actual do sitio, com lixo e entulhos despejados nas duas entradas principais, que impedem um acesso seguro e confortável ao local. E este merece.


A região entre Pêro Pinheiro, Granja dos Serrões , Maceira, Pedra Furada e Negrais é uma zona de elevado valor patrimonial, geológico e ambiental, em que se podem observar formações rochosas muito curiosas, esculpidas pelo tempo e pela erosão causada pelos agentes atmosféricos (lapiás). É também importante pelo valor comercial das rochas ornamentais aí extraídas.
O campo de Lapiás da Granja dos Serrões é um geomonumento, classificado.

Aqui para além dos blocos de calcáreo do cretácico, com rudistas do Cenomaniano superior, podemos observar inúmeras espécies vegetais que ocupam todos os nichos disponíveis. As heras (Hedera helix ...) são únicas no abraço que exercem sobre os blocos.
Observe com atenção as espécies que ocupam as rochas, nas diferentes faces e exposições. Há uma surpresa em cada recanto. Nesta altura do ano, floresce a Hyacinthoides hispanica, no solo, em fissuras e depressões nos blocos. A flora rupícola, de pteridófitos e briófitos é riquissima.










Granja dos Serrões karren field [Sintra] - GCHJ8R

http://centro-geologia.fc.ul.pt/actividades/calcarios_cretacicos_de_negrais-pedra_furada.htm

Sem comentários: