terça-feira, março 06, 2007

Marmitas de Gigante


Marmitas de Gigante by truta - GCVZ4H

Este sitio, que eu não conhecia na Serra da Arrábida, merece de facto uma visita cuidada. É que para além das marmitas de gigante na Ribeira do Risco, a flora rupícola e fissurícola é de grande interesse (arrisco-me a dizer o mesmo de qualquer outro local da Arrábida).
A aproximação não é dificil, mas para quem não gostar de vegetação mediterrânica, torna-se duro. É, sobretudo, importante esperar uns arranhões e uns picos a toda a altura do corpo.
Nós fizemos a aproximação por juzante, encontrando o local onde a ribeira cruza uma pista florestal. Fácil, mas será necessário estar depois muito atento às condições do terreno, especialmente no Inverno, devido à humidade e ás pedras soltas.

As marmitas, são de facto gigantescas, as maiores que já vi. É engraçado olhar para o ribeiro e imaginar as voltas (literalmente) que a Arrábida já deu, para deixar para trás estas marcas da força erosiva da água.

Na foto o Jorge, imagina-se a rebolar e a ajudar com a sua cabeça dura a erodir a rocha.

Ao lado um magnífico maciço de Hyacinthoides hispanica, nas fissuras do calcáreo numa das paredes das marmitas. Os únicos exemplares em flor desta espécie encontravam-se nestas fissuras, embora as margens da ribeira estejam atapetados de grandes maciços que suponho sejam também desta espécie. Mais uma semana e o espectáculo de subida pelo leito da ribeira será um espectáculo fabuloso.

2 comentários:

Sónia Guerreiro disse...

Parecer ser um local muito interessante!

Como se vai para lá?

Liliana disse...

Conheço uma que deve ser do mesmo tamanho, mas ainda tem água e um seixo redondo gigante no fundo, é uma lagoa linda em forma circular. Posso-te mostrar fotos.