quinta-feira, outubro 30, 2008

Estamos tramados... ou talvez não

Discuti com a minha filha o problema da Educação, tendo como ponto de partida os resultados dos exames nacionais e os rankings daí obtidos. A propósito gostava muito de ver um ranking baseado num indicador simples de obter que relacionasse a média das notas com o custo médio suportado pelo aluno por escola (entre outros).
Ela reduziu a razia na escola pública a um simples e linear, bem condimentado e apimentado com exemplos práticos da sua vida escolar, "os professores nas escolas públicas baldam-se e não têm brio no que fazem".
Ela acha também, que os professores são o elemento fundamental para o sucesso escolar (mas sabe distinguir muito bem o verdadeiro sucesso escolar), mais do que o ambiente e as condições logísticas. 

A conversa até foi bem gira. É engraçado ver a paixão com que os adolescentes discutem e tentam explanar as suas ideias. Eu gostei (para dizer a verdade, fiquei orgulhoso e embevecido), mas penso que isto mostra também como a imagem do "professor" perde face à sensibilidade das pessoas, dos alunos e da percepção geral da sua profissão. Se os professores não perceberem isso, correm o risco de a maioria não entender as suas razões.
Para as entender, melhor, para as tentar entender, recomendo vivamente estas leituras:







Sem comentários: