quarta-feira, agosto 15, 2012

Alenquer é assim ? Na ... só para doidos


Terça-feira, fim de tarde. Depois de um dia de trabalho nada melhor que uma aventura em ... Alenquer.
"No way" ... Alenquer? Não pode ser.

Mas pode. Destino - Lapa dos Morcegos.
Esta pequena gruta, numa pequena encosta, encaixada num vale torrencial e ao lado de umas captações de água da EPAL tem andado a ser seguida por um grupo de espeleólogos que estão a tentar tirar o máximo deste buraco.

O croqui tem vindo a crescer, com informação de cada vez que se visita a gruta e as crescentes insistências do Telmo para passar um sifão bem estreito tiveram finalmente sucesso.
A água baixou bastante e de facto o sifão é ultrapassável (podem-me ver no video - não editado - a sair do sifão) dando para uma sala estreita, alta e inclinada.

video

Enquanto topografavamos esta sala, cuja continuidade nos parecia ser apenas para baixo numa galeria inundada de belas dimensões (mesmo à medida de um mergulhozinho, embora a passagem de equipamento de mergulho naquele sifão não seja pêra doce), o Telmo (que está mesmo com vontade de chegar às muralhas do castelo) viu uma pequena passagem. Meti-me nela ultrapassando o Nuno por cima (atropelei-o) e fui por ali fora numa galeria talhada pela água, cheia de arestas e fácies aguçados.

No topo de uma pequena rampa, a surpresa -  uma corda de sisal,  amarrada numa formação servia de ajuda para a descida da rampa e continuava num pequeno meandro, a que o Nuno ainda tirou as medidas, mas que dado o adiantado da hora não tentamos explorar.

Ficam as perguntas. Quem anda aqui? Quando cá estiveram? Foram mais longe?

Para os mais interessados deixo o link para o site do Sistema Nacional de Monitorização de Recursos Hidricos, que possui informação muito útil para a compreensão desta e de outras regiões cársicas do país. Para os mais preguiçosos deixo também o link para a ficha 026 Sistema Aquífero Ota - Alenquer, uma publicação de 2000 do Instituto da Água.

Participaram nesta actividade: Célia, Pedro, Telmo, Nuno e eu.




Sem comentários: