terça-feira, novembro 06, 2012

Desta vez vi a Fórnea ... quase.

Em mais uma actividade do GEM (Curso de nível II de 2012), tive finalmente a oportunidade de me abeirar do topo da Fórnea. Pensava eu que pela primeira vez, sim, pela primeira vez, teria oportunidade de ver a enormidade daquele acidente geológico. Ainda não foi desta. A neblina enchia a "depressão" e só a espaços nos deixava ver o que se passava lá em baixo.


Também pela primeira vez desci o Chou Jorge, de má memória pois da ultima vez que estive lá à beira do poço de entrada, estava de joelho ligado, inchado e destroçado. Foi no dia em que não fiz o exame de espeleo ("chumbei" por falta técnica - pois parece que é preciso ter os joelhos todos a funcionar para descer uma vertical de 40m).

Esta descida ao Chou Jorge deu-me algo que estava a precisar na espeleo. Autonomia. Gostei sobretudo de perceber que as pessoas confiam em mim e isso quando desenvolvemos uma actividade arriscada, espectacular mas com muitos riscos, é uma sensação fantástica.

O poço de entrada não fica a dever nada ao da Arroteia, mas já não assusta, quer para baixo e mais importante ainda, quer para cima. Aquela sucessão de poços e corrimões, com fraccionamentos de esquina suspensos no vazio são espectaculares e decerto deixaram uma impressão fantástica na mente daqueles alunos (um abraço ao Rui Andrade pela magnífica equipagem). 
A parede oposta à via de descida, que tem praticamente a altura de todo o algar é uma das mais bonitas que já vi. Um fluxo calcitico de enorme beleza que deixa qualquer um de boca aberta.

Eis um algar que merece uma visita mais prolongada, sobretudo para apreciar com cuidado e a atenção merecida os níveis inferiores da cavidade.

Aspecto da parede do algar oposta à via de descida. Um poço vertical de mais de 50m completamente coberto por um fluxo calcítico (flowstone) que forrava a parede de candelabros, alforrecas, bandeiras, e outras formas lindas e pristinas.

O Mauro (aluno do curso) a descer o P30 (?) de acesso aos níveis inferiores do algar.

Sem comentários: