quarta-feira, janeiro 24, 2007

Caparica vs aquecimento global

Como de costume, neste belo país à beira mar plantado, só se dá por ela quando de repente (e vejam bem que este de repente tem mais de duas décadas) o mar, esse vilão desalmado que tanto nos dá como tira, o mar dizia eu, resolve destruir os sistemas dunares da Caparica levando no seu incessante vai e vem alguns haveres.

O litoral português está em retrocesso à décadas. São inúmeras as situações de praias desaparecidas e falésias e arribas em risco e, ainda por cima, bem identificadas e claramente estudadas - "Portugal é um dos países europeus com maiores problemas de erosão costeira, com taxas médias de recuo que variam entre os 0,02 e os nove metros nalgumas zonas do litoral, segundo o último Relatório do Estado do Ambiente (2004)".

Outra opinião http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=10798.

E no entanto é preciso que a situação se torne dramática , para que as pessoas acordem para a realidade, que não é mais do que não é possível continuar a entender o litoral e a sua ocupação como se se tratasse apenas de uma parcela de território disponível sem riscos de qualquer natureza. Até porque sai caro.

E uma coisa é gastar dinheiro na conservação de vilas piscatórias em arribas e praias da costa oeste, outra é gastar dinheiro na protecção de empreendimentos turisticos e outras construções recentes colocadas em locais absurdos.

Nós gostamos do mar, gostamos da costa e gostamos de usufruir com qualidade desta riqueza. Só falta aprender com os erros e deixar quem sabe decidir (a propósito gostava tanto de ler o POOC da zona - alguém sabe se previa construções nas dunas ...).

Sem comentários: