quarta-feira, março 05, 2008

Orchid spot II

Consigo habituar-me a isto. Sair do emprego, ligar o gps e apontar para locais isolados nos montes sobrançeiros a Loures e Malveira e, durante uma hora dedicar-me ao prazer de observar plantas.
A luz não é a melhor. O sol já baixo, projecta sombras grandes que dificultam a observação de plantas pequenas, como são as orquídeas. Hoje o frio também era um bocado demais.

Subi a Montachique, mas debruçei-me sobre uma mancha de vegetação, que devido aos afloramentos calcáreos, permanece inalterada (no que é possível) entre as construções e os campos agrícolas perto de Salemas.
Mais uma surpresa.

O objectivo do dia era observar orquídeas, identificá-las e georeferenciar a sua localização. Acabei a tirar fotografias atrás de fotografias de uma espécie de Iris que nunca tinha observado.
Entre a enorme quantidade de Narcissus bulbocodium, apareceu-me uma mancha de lirios, de grandes flores purpuras/azuladas, bonitas.

Trata-se da Iris subbiflora Brot. um endemismo ibérico, que vegeta em sítios secos, em solos calcáreos.

A camada de solo onde crescia, não deve ter mais de 10cm, já que as bancadas de calcáreo afloravam em alguns locais, de forma que em alguns sitios, os rizomas devem ocupar as fendas e as cavidades nas rochas.

É interessante verificar como alguns locais, que por razões geológicas, não podem ser construídas, acabam por se tornar refúgios para espécies de grande valor florístico. Vou estar mais atento a outras locais para esta espécie, mas, como referi, esta é a minha primeira observação.
Quanto às orquídeas. A lista é a seguinte:

Aceras anthropophrum - a mais abundante e a iniciar claramente o arranque para uma floração vistosa;
Ophrys tenthredinifera - também neste local a Ophrys mais abundante;
Ophrys bilunulata - apenas 2 individuos
Orchis conica - apenas uma planta.

Sem comentários: