sexta-feira, novembro 16, 2012

Para quem gosta de morcegos

Ou para quem se interessa pelo que eles representam em termos de conservação da Natureza e do ambiente espeleológico, o Espeleobloc publica hoje um artigo muito interessante sobre a fauna de quirópteros em Itália, incluindo um link para uma publicação, que inclui esta chave de identificação. Gostava de perceber se existe algo assim para os morcegos da nossa fauna, que nos ajudasse a identificá-los melhor.



Parece-me também útil relembrar que o Trogle Nº3 (Maio 2001) tem um artigo que contém a descrição das espécies portuguesas. Esta revista está disponível para download no site da AESDA. O Trogle é a publicação da Associação de Estudos Subterrâneos e Defesa do Ambiente, que apesar das vicissitudes vai sendo publicada de uma forma mais ou menos "regular" com os recursos disponíveis. Aos cinco números existentes deverá juntar-se um sexto muito brevemente.


1 comentário:

Mário Carmo disse...

Boa tarde Paulo. Interessante o link sobre os morcegos italianos! Muito obrigado, desconhecia.

Li a sua dúvida acerca de algo semelhante em Portugal e digo-lhe que sim, existe. Sou biólogo e trabalho precisamente com morcegos, pelo que se precisar de informação, estarei disponível.

Este ano e o que passou foram o Ano do Morcego e nesse âmbito está a decorrer o Atlas dos Morcegos em Portugal. Desse projecto resultaram dois documentos únicos para o nosso país que são duas chaves dicotómicas de identificação de morcegos, uma morfológica e outra biocaústica. Em todo o caso, caso tenha interesse, eu e alguns colegas, por vezes damos cursos de iniciação à identificação, nos quais poderá participar, aprendendo a utilizar essas chaves!

Mas dê-me o seu contacto de email e eu envio-lhe as chaves dicotómicas.

Cumprimentos,

Mário Carmo

Contacto Linkedin:
http://pt.linkedin.com/pub/m%C3%A1rio-carmo/2b/179/ba2